Bolo de cenoura e chocolate c/ recheio de queijo
Bolo de Cenoura
3 cenouras grandes
1 pau de canela
casca de uma laranja (sem a parte branca)
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de açúcar amarelo
5 ovos
150gr de açúcar
meia lata de leite condensado
250gr de farinha
1dl de óleo
1 colher de chá de fermento
Raspam-se e cortam-se as cenouras em cubos pequenos, deita-se num tacho juntamente com a casca de laranja, o açúcar amarelo, o mel e o pau de canela, deita-se água apenas para cobrir a cenoura e leva-se a cozer. Quando a cenoura estiver cozida, escorre-se, tiram-se as cascas de laranja e o pau de canela e reduz-se a puré (com passe-vite ou varinha mágica).
Batem-se as claras em castelo e no fim acrescentam-se 50gr de açúcar; batem-se as gemas com o restante açúcar até o creme ficar esbranquiçado e junta-se o leite condensado, o óleo e a cenoura, continuando a bater. Depois, junta-se o fermento à farinha e vai-se adicionando à massa, envolvendo bem.
Por fim, envolvem-se as claras na massa, sem bater muito, para ficarmos com um creme fofo. Vai ao forno a 180º até cozer, demora cerca de 20/25 minutos.
Recheio de Mascarpone
250gr de queijo mascarpone
2 claras de ovo
baunilha q.b.
açúcar q.b.
batem-se as claras em castelo firme, junta-se o queijo e continua a bater-se com a batedeira até estar uma mistura homogénea e bem firme. junta-se a baunilha, e açúcar a gosto e vai para o frigorífico, enquanto o bolo arref ao meio, na horizontal, barrar com o recheio e tapei com a parte de cima que tinha tirado.
Cobertura de Chocolate
200gr de chocolate para culinária
meia lata de leite condensado (a que sobra do bolo!)
1 pacote de natas
açúcar, se acharmos que deve ficar mais doce
num tacho antiaderente, deitam-se as natas e o chocolate partido em pedaços pequenos, e deixa-se derreter em lume brando, mexendo sempre para ajudar a incorporar bem o chocolate nas natas. quando estiver uma mistura homogénea, junta-se o leite condensado, e continua a mexer-se, suavemente. prova-se o creme, se estiver pouco doce junta-se açúcar. quando achei que estava pronto, pus à janela e fui mexendo, para ajudar a arrefecer mais depressa.
assim que ficar morno, barrar o bolo!
Sem comentários:
Enviar um comentário